PE Acaraí
SC

estatísticas da área

Espécies registradas::
145
Espécies com foto:
141
Espécies com som:
34
Total de registros:
513
Total de fotos:
467
Total de sons:
46

primeiros registros fotográficos

risadinha
Gilberto Pasquali
piolhinho-serrano
Gilberto Pasquali
socó-boi
Fernando Torres
araponga
Rubia W. Speck Loes
martim-pescador-grande
Fernando Torres

primeiros registros sonoros

urutau
Nykolas R. Moreira
corujinha-sapo
Nykolas R. Moreira
saí-azul
Alexandre Becker
joão-teneném
Alexandre Becker
trinca-ferro
Nykolas R. Moreira
Áreas de Observação

Parque Estadual Acaraí

Esta unidade de conservação tem uma área aproximada de 6.667 hectares, localizada na planície litorânea da ilha de São Francisco, somado o arquipélago Tamboretes, pertencentes ao município de São Francisco do Sul, , de relevância em biodiversidade e do mais importante remanescente contínuo de ecossistemas costeiros em Santa Catarina formado pela restinga da Praia Grande(25 km de praia “deserta”). O complexo hídrico existente nesta área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies, que somado a Vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio da Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção.

A baixada litorânea, tem sido continuamente degradado ou substituído por áreas urbanas ou por plantios desde o início da ocupação do litoral dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Além disso, a proximidade dessas florestas com as áreas já ocupadas em nosso litoral, aliada à facilidade de que se tem para a ocupação das florestas de terras baixas, principalmente pelo próprio relevo, a torna alvo fácil de ações antrópicas. Sem dúvida, este é o tipo de floresta que está mais ameaçado em todo o Bioma da Floresta Atlântica.

História

Criado em 23 de setembro de 2005, pelo Decreto Estadual Nº 3.517, localizado no município de São Francisco do Sul, o Parque Estadual Acaraí é uma ação propositiva para o estabelecimento de uma política territorial direcionada, em especial, para o turismo e para o desenvolvimento.

Considerando que a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta e por isso as ações para sua preservação, recuperação e restauração são prioridades nas políticas de conservação de biodiversidade, a criação do Parque Estadual Acaraí representa uma conquista para todos os catarinenses.

Infra-estrutura

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências